Produção

A Fazenda Cafeeira São Judas Tadeu tem sua localização, na Estrada Ibiraci à Mata, Km 10. A Área Total da Propriedade é de 169,9935 ha, de acordo ao Mapa da Agrosolos.

Nosso café arábica é do tipo bebida mole: tem gosto adocicado, redondo, É pouco ácido e pouco adstringente. Não raro, achocolatado. A bebida mole é uma das qualidades mais apreciadas e desejadas no sabor do café. CatuaÌ e Mundo Novo são as variedades que cultivamos, o manjar dos deuses para os paladares mais apurados e exigentes. Os especialistas garantem : “- O café de Ibiraci é utilizado para melhorar outros cafés”.

O IBI café não tem blend, ou seja, não o misturamos com outros tipos de grão de café. O resultado é um produto genuinamente puro, o processo de colheita totalmente mecanizado com repasse manual garantindo a boa prática.

No passo seguinte, o café é seco ao sol, em terreiros cimentados e interligando secadores mecânicos somente quando o tempo não ajuda. O processo garante a qualidade do grão cereja até o café verde. Depois da secagem, vem o descanso em tulhas (silos) de madeira nobre.

E, em todo esse processo de produção tudo o que precisa ser comprado provém obrigatoriamente de fornecedores eticamente responsáveis. Afinal, estamos certificados pela Certifica Minas, UTZ e a Rainforest, que estabelecem padrões éticos e de sustentabilidade para os aspectos econômicos, sociais e ambientais da produção do café.

Portanto, ao escolher nosso grão, você tem a certeza de que há sólidos valores éticos postos em prática desde a criação das mudinhas, prontas para o campo quando têm três pares de folhas. E a qualidade do grão você comprova sorvendo o seu cafezinho!

Secador de grãos usado esporadicamente, quando São Pedro não ajuda, grãos colhidos sendo transportados para a secagem, as cerejas de café expostas ao sol, no processo de secagem natural operação de secagem do grão o que gera um café encorpado e de aroma sutil . Viveiro de mudas de café cultivadas com adubo orgânico, protegidas do sol intenso e da chuva forte. Mudas recém-plantadas em terreno preparado em curvas para evitar erosão.

Terreiro cimentado onde se faz a secagem natural das cerejas do café. Café: folhas verde-escuro brilhantes, nervuras marcadas, flores brancas e perfumadas. Há mais de 25 espécies importantes, mas a que cultivamos é a Coffea arábica (espécie de aroma e sabor acentuados). Vermelho-aconchego os grãos, que atravessaram o oceano para presentear nosso paladar: “café” vem do turco kahvé, derivado do árabe qahwa. O primeiro lugar para se tomar café foi aberto, em Constantinopla (atual Istambul), em 1475. E agora é a vez da fazenda São Judas Tadeu se abrir para você, mostrando como produzimos o IBI Café, em Ibiraci, no sul Minas Gerais, uma das regiões reconhecidamente mais importantes da produção cafeeira do Brasil. O trabalho, árduo, mas a recompensa para o seu paladar, incomensurável. … preciso regar os arbustos, eliminar o excesso de água e fazer a poda constante durante os três anos necessários para que venham os frutos. … como criar um bebida: o café é uma planta muito susceptível a pragas e doenças, exige clima temperado e outros cuidados similares ao dos parreirais.

As mudas ficam em viveiro coberto por telas, para amenizar a incidência do sol e diminuir o tamanho e a velocidade das gotas de chuva. Para evitar pragas como a broca, é preciso limpar completamente o cafezal após a safra e retirar todo e qualquer grão caído do chão.

Finalmente, a recompensa: arbustos vicejantes que, no auge de sua produção (dos 6 aos 10 anos), podem gerar de um a dois quilos de café verde e, as vezes, de 5 a 6 quilos. Peso que vale ouro e a satisfação do seu paladar.

Crescimento individual.

A fazenda São Judas Tadeu não se vê como propriedade. … e sim como um ente vivo, pulsante, cuja energia vem da força de trabalho e do bem-estar daqueles que acreditam nesta nova marca que nasce na fazenda: IbiCafé.

Braços fortes e felizes embebem nossos grãos em carinho. Resultado de trabalho árduo, justo e que valorize resultados. O regime de trabalho por horas contratadas dentro dos parâmetros legais. Qualquer tipo de discriminação e práticas de servilismo ou intimidação.

Todos os funcionários são registrados, participam da produção e os dividendos são compartilhados, aumentando o salário fixo, compatível com a média da região. E, para garantir que esses braços fortes e felizes assim continuem, não se permite trabalho sem os equipamentos de segurança.

A fazenda provê a todos arroz, feijão, leite e milho. Este último, alimenta os animais que provêm carne e leite.

Além disso, todos os funcionários têm moradia digna, confortável e adequada ao tamanho de sua família. Terrenos agregados às casas dão lugar a pomares e hortas, e a fazenda incentiva todos a cuidá-los.

Nosso horizonte é amplo como são vastas as possibilidades de formação do indivíduo. Por esse motivo, todos os funcionários são encorajados a acompanhar o desempenho escolar dos filhos e incentivá-los a estudar.

O esmero com a educação não acaba aí a fazenda monitora todo esse processo, e dá ajuda de custo segundo a necessidade e o comprometimento de cada um.

O plantel provê a todos leite,  carne, feijão, arroz.  Belas moradias estão à  disposição do funcionários e trabalhadores sazonais.